Hiren´s Boot CD uma boa ferramenta para horas de apuros

E ai galera!

Hoje falaremos um pouco sobre essa ferramenta que está se tornando indispensável entre os técnicos de informática e curiosos em geral, o Hiren’s Boot CD.

Para quem não conhece, o Hiren’s boot CD é um conjunto de ferramentas úteis para serem executadas em caso de erro em arquivos de inicialização do seu sistema operacional, ou pelo menos essa era a idéia quando foi lançado, 13 versões atrás.

Hiren é um indiano que deve manjar pouco de informática, criou um CD de boot com alguns programas em MS-DOS para auxiliar em reparos nos computadores. Acontece que com o passar do tempo, outros programas foram surgindo, e o Hiren foi melhorando seu CD de Boot.

Na ultima versão que tive contato, a 13.1, temos disponivel os programas mais antigos em MS-DOS, como password removal tool (para remover senhas de usuarios do windows) também o mini windows XP (roda diretamente do CD ou Pen Drive, e conta com suporte a teclado ABNT 2, suporte a ambiente de rede e diversos drivers) incluindo a nova versão do mini Linux, memtest em DOS e alguns programas de formatação em baixo nível para HD´s e outras tantas ferramentas como por exemplo o Symantec Ghost (para clonagem de HD´s inteiros) e uma ferramenta específica para resolver o problema de “falta NTLDR” bem comum nos SO´s Windows XP.

Como vocês devem ter notado, eu comentei sobre rodar os arquivos a partir de um pen drive, isso mesmo, a partir de um pen drive. Acontece que com alguns programas simples, como o formatador da HP para pen drives e um outro programa que joga arquivos em seu pen drive para completar o processo, basta você copiar os arquivos de dentro da imagem ISO ou mesmo o CD gravado do Hiren’s, você pode ter todas essas ferramentas em seu compacto pen drive.

Para facilitar a vida de todos vocês que se interessaram por essa ferramenta, vou colocar aqui o tutorial de como criar um pen drive bootável com o Hiren’s boot cd.

ATENÇÂO! ESTE PROCESSO APAGARÁ TODOS OS ARQUIVOS QUE VOCÊ TIVER EM SEU PEN DRIVE, PORTANTO, FAÇA UM BACKUP DE SEUS ARQUIVOS EM UM LOCAL SEGURO ANTES DE FAZER ISSO. LOGO APÓS, VOCÊ PODERÁ CARREGAR SEUS ARQUIVOS NOVAMENTE EM SEU PEN DRIVE NORMALMENTE.

 

Passo 1
Conecte seu pen drive na porta USB (No mínimo 512 MB, somente para o Hiren´s)

 

Passo 2
Baixe e execute o  USB Disk Storage FormatUSB Disk Storage Format AQUI (34KB) , selecione o seu pendrive, escolher o file system “fat32″ e formatar o pendrive conforme tela abaixo

clicando em start(volume label é opcional, pode ser o seu nome):

 

Passo 3
Baixe o  grubinst_gui Grub 4 Dos AQUI (188KB) ,descompactar, executar o arquivo grubinst_gui.exe como administrador conforme tela abaixo, clicar “disk”, selecionar o pendrive, depois no “Part list” clicar em “refresh” e selecionar whole disk (mbr), logo depois clicar no botão “install”:

obs.: Tenha certeza de selecionar o pendrive no ítem disk, geralmente será o hd1, certifique-se de ser o seu pendrive conferindo se o tamanho informado (no caso abaixo 3851Mb) confere com a capacidade do pen.

Caso seja selecionado o disco errado e instalado o grub, o seu sistema não irá inicializar mais.

 

Passo 4
Após o processo citado acima, copie de dentro da pasta do Grub4Dos os arquivos grldr and menu.lst (mais tarde o arquivo menu.lst será substituido) para a pasta raiz (tela principal) do seu pen drive.

Passo 5
Insira na Unidade de CD/DVD ou monte com seu programa de drive virtual favorito o CD do Hiren´s  BootCD (9.7 ou mais novo) e copie tudo que estiver no CD para dentro do seu Pen drive( copie agora o arquivo menu.lst para a raiz de seu pen drive, substituindo o antigo, caso contrário, para versões acima da 9.7, não aparecerão todos os programas disponíveis na tela principal do programa).

Passo 6
Teste o seu Pen Drive

Para entrar nas configurações da BIOS, reinicie seu PC e fique pressionando a tecla “Delete”. As alternativas são as teclas “F1”, “F2”, “Insert”, e “F10”. Algumas BIOS podem requerer que alguma outra tecla seja pressionada, basta prestar atenção à inicialização do seu PC. Comumente o computador irá mostrar uma mensagem como  “Press [Del] to enter Setup” para indicar que você deve pressionar a tecla  “Delete “. Algumas BIOS da AMI podem necessitar que voê libere o suporte á teclado USB que será encontrado assim: “USB Keyboard Legacy support”!

Para BIOS AMI:

  • Vá para  “Feature Setup”. “Enable” essas opções: “USB Function Support”,
    “USB Function For DOS” e  “ThumbDrive for DOS”. Vá para “Advanced Setup”.
    Coloque em  “1st Boot Device” para  “USB RMD-FDD”.
    Reinicie seu PC e se deu tudo certo, você deverá ver a tela principal do menu do Hiren’s.

Para BIOS PHOENIX/AWARD:

  • Vá para “Advanced BIOS Features”. E depois “1st Boot device” e coloque “USB-ZIP”. Reinicie seu PC.

Passo 7

Se por algum motivo você receber a mensagem “falta GRLDR” ou “GRLDR error” ao testar seu pen drive, não se assuste, volte ao sistema operacional de seu PC, baixe o programa Syslinux AQUI, abra o programa e digite a letra em que seu pen drive se encontra, seguida de dois pontos ( por exemplo, se seu pen drive esta na letra F, digite f:)

Teste novamente seu pen  drive, e dessa vez, se você seguiu todos os passos, tudo dará certo!

Lembrando que você pode criar uma pasta dentro do pen drive para armazenar os seus arquivos pessoais, musicas e etc.

Se você preferir usar o Hiren´s em um CD, basta gravar o arquivo de imagem em um CD com seu gravador favorito, e usufruir dessa ferramenta maravilhosa!

 

Mas equipe casemodder, como eu posso conseguir o arquivo de imagem do Hiren’s boot CD?

 

Muito simples, use as dicas do Iuki de como baixar arquivos torrent (presentes aqui no site), vá até o site piratebay.org e procure pelo torrent do CD Hiren´s boot cd, lá você encontrará facilmente a ultima versão do programa.

 

Não esqueçam de comentar e dizer o que acharam desse post! Qualquer dúvida com o processo desse tutorial, deixe sua pergunta abaixo que assim que possivel responderemos!

 

Equipe Casemodder.com.br

5 Responses to “Hiren´s Boot CD uma boa ferramenta para horas de apuros”

  1. Diego Alves disse:

    http://www.hirensbootcd.org/download/

    Ta ai um link pra galera não precisar ficar procurando (:

    • Felipe disse:

      Obrigado pela contribuição Diego!
      Se nao me engano esse site apenas disponibiliza os arquivos, mas nao tem qualquer ligação com o criador do CD de boot.

      A intenção era estimular o pessoal a usar o torrent mesmo, onde por acaso achei também um DVD de boot do Hiren´s ja com alguns programas extras adicionados por alguns usuarios. Vale a pena conferir.

  2. André disse:

    Pessoal, é possivel colocar o windows XP para dar o boot e fazer a instalação?
    Eu tentei mas não consegui..
    Obrigado.

  3. Iuki disse:

    O processo para colocar o windows xp é diferente do hirens.

  4. A person necessarily lend a hand to make significantly posts I might state. That is the first time I frequented your website page and up to now? I amazed with the analysis you made to make this particular post amazing. Wonderful activity!

Deixe um comentário